terça-feira, 8 de janeiro de 2013

como colocar vídeo no blogue e outras questões



Olá de novo, 

Não vos quis "bombardear" com muita informação após a nossa formação e durante as férias de natal porque sei que para muitos trata-se de muita informação nova e também sei que estavam com muito trabalho. No entanto, surgiram várias dúvidas de colegas, às quais não posso deixar de dar resposta e vou aproveitar para prestar aqui alguns esclarecimentos:

Em algumas sessões, deparámo-nos com uma dificuldade ao fazer o nosso blogue: colocar visível a janela do vídeo retirado do site www.youtube.com  na página do blogue.
Não sei se ainda se recordam mas aparecia apenas o link do vídeo "O balão do João" e da música "A todos um bom natal" do coro Santo Amaro de Oeiras, em vez de aparecer a janelinha do vídeo.

Tal como vos disse, é necessário clicar do lado direito do rato sobre a imagem do vídeo e  seleccionar "copy embed URL" ou  "copier le code d'intégration" e colocar estes códigos na mensagem que estão a preparar nos bastidores do blogue. No entanto, o erro que eu cometi foi não ter reparado que não estava a escrever na opção que parece no canto superior esquerdo, designada HTML (no lado direito da opção"Redigir")
Se quiserem que o vosso vídeo fique visível têm de clicar na janela HTML, caso contrário aparecerá apenas o link do vídeo.

Outra dúvida que surgiu foi colocar o blogue em Português, já que ao estarmos a utilizar um servidor francês, devido à nossa localização geográfica, vamos automaticamente para o site blogger.fr. Para mudar o nosso blogue para a língua que pretendemos temos de ir às definições do blogue e escolher a opção "idioma e formatação", e seleccionar Português.

Um colega perguntou-me se  é possível bloquear comentários dos leitores. A resposta é "Sim, é possível." Basta ir às definições de mensagens, escolher Opções - Comentários de leitores. Aqui existem duas opções Permitir ou Não permitir. Deve seleccionar "Não permitir".

Se tiverem dúvidas, por favor não hesitem em pedir ajuda.

Um abraço

Madalena

1 comentário:

  1. Olá Madalena,

    Gostariamos de pôr no blog um texto interativo (ou seja, os meninos poderem responder diretamente e depois terem um feedback) sobre a canção que devem ouvir e preencher os espaços em branco adequadamente. Não me recorda muito bem, se nos tinha dito que isso não era possível no blog? Será que há alguma maneira de o fazer?

    Cumprimentos

    Carla Monteiro

    ResponderEliminar