sábado, 2 de março de 2013

Como criar um site para o vosso PLE


Bom dia,

Alguns colegas disseram-me que querem fazer um único PLE para várias turmas. Se esta for a vossa intenção é preferível criarem um site em vez de um blogue, de forma a que a informação/conteúdos que pretendem disponibilizar fique mais bem “arrumada” nesse espaço. 

Como tivemos oportunidade de ver, um blogue não é um repositório de recursos, é antes um espaço dinâmico e interactivo que flui de forma cronológica e permite que haja  interação entre o professor e o aluno, mas não oferece a possibilidade de disponibilizar vários separadores como acontece num website (sítio) ou num portal como o exemplo do PLE criado no “quickbookmarks” por uma colega da Califórnia, que explorámos na nossa sessão.

Se pretendem criar um site, sugiro que utilizem a aplicação da Google pois é muito fácil de utilizar e tem algumas ofertas interessantes para professores. A primeira coisa a fazer é criar uma  conta Gmail (no caso de ainda não terem nenhuma)  e depois tem-se acesso a todas as Google Apps

Primeiro acedam  ao site :

Como o mais provável é a informação surgir em francês, descrevo os passos a seguir em francês:
- Seleccionem “créer”
- Un modéle a utiliser
- Aqui têm duas opções “un modéle vierge” ou por exemplo “Classroom site” (site para sala de aula) ou ainda “autres modéles de la galerie”, onde podem encontrar modelos de sites para “École et enseignement”

- Lembram-se de falarmos nas/nos wikis? Aqui têm a possibilidade de construir um “projet wiki” se pretenderem.
No canto inferior esquerdo podem alterar a língua para Português
Depois de seleccionado o modelo de site que pretendem, os passos são semelhantes aos da criação do blogue. Terão de atribuir um nome ao vosso site e esperar que não tenha sido já criado um com o mesmo nome. Depois terão de fazer um pouco trabalho de “designer” gráfico, escolhendo as cores e padrões  que pretendem no vosso site.

Aqui ficam alguns links sobre a criação, utilização e potencialidades das aplicações da Google. No post anterior sugeri-vos a utilização de uma outra aplicação Google: os questionários ou formulários online. 

Um abraço e continuação de bom trabalho!

Madalena

Sem comentários:

Enviar um comentário